sábado, 28 de dezembro de 2013

    O Boi Maracatu entra no terreiro pra fazer a festa  junto com Mateus Catirina e o Capitão der repente, o Boi cambaleia começa o alvoroço em busca da reanimação do Boi e descobrem que tudo se faz com música e poesia na medida que canta e dança para ele ressurge. Nosso espetáculo além de cortejo é todo cantado e dançado com bastante poesia.

Fundado em 2004 com o primeiro objetivo apenas de brincar nas comunidades com crianças e adolescentes. Continuou sendo assim apenas por diversão até 2006. Até que em 2007 a Prefeitura de Arcoverde cria um Concurso de Bois no Carnaval denominado FOLIA DOS BOIS, nessa época havia apenas três bois concorrendo: Boi Boiola, Boi Maluvido e o Boi Maracatu. Ficamos na terceira colocação. Já em 2008 o concurso amplia-se e entra mais alguns bois no concurso, nós ficamos com o vice- campeonato do grupo Especial, já em 2009 fomos campeões. Em 2010 a história do Boi Maracatu muda totalmente, pois nos inscrevemos no Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife. Fomos campeões no grupo Aspirante, campeões no grupo  2 e campeões do grupo 1 em 2012, passando assim, para o grupo Especial do Recife e em 2013 sendo campeão do carnaval do Recife na Categoria Boi de Carnaval.
O que é mais gratificante nesse trabalho que o Boi Maracatu executa não são os troféus, mas são: as oficinas de dança, percussão música teatro e construção de adereços entre outras ações que acontecem na comunidade. Hoje, o Boi Maracatu tem em média 70 pessoas, na sua maioria crianças e adolescentes, participa do Grupo Especial do Recife e é hors concours  em Arcoverde por ter uma grande estrutura; o que facilitou que nós  fizéssemos parte da história de outros bois da cidade ajudando-os em suas fantasias, em seus adereços, e em sua construção secular. Enfim, tudo o que pudermos para deixar o carnaval Arcoverdense cada vez mais belo.
Mas nem tudo foi  flores, o mesmo já foi depredado, surrado, sem lar e por ironia do destino totalmente queimado por vândalos ... Mas não esquecido!
Em nosso repertório se encontra:

A cobra da Bexiga Lixa
O Urso da Peleja
Os Bonecandos (Bonecos Gigantes)
Quadrilha Mulanbenbes( Quadrilha em pernas de pau)



Nenhum comentário:

Postar um comentário